Petrobras encaminha fim das atividades de exploração e produção de petróleo na Bahia
Empresa petrolífera já deixou outros estados do Nordeste, Norte e parte do Espírito Santo
Foto: Agência Petrobrás
A gestão atual da Petrobras tem oferecido ao mercado excelentes negócios a preços acessíveis ao intensificar o projeto de finalizar o Sistema Petrobras e a grande petrolífera que já foi a quarta maior do mundo em valor de mercado durante o governo Lula (2010).
De início, a gestão da estatal, como afirma o dito popular, estava “comendo pelas beiradas”, vendendo algumas unidades. Porém, no mês de agosto, decidiu aumentar as vendas.
Foram postos à venda 100% dos campos terrestres e de águas rasas de diferentes estados. Dentre eles, cabe destacar, Campo de Juruá, na Bacia de Solimões, no Estado do Amazonas, todos os campos dos estados do Ceará, Sergipe, Alagoas, Norte Capixaba (São Mateus) e Rio Grande do Norte.
Já na Bahia, a direção do Sistema Petrobras anunciou a venda do Polo Rio Ventura, que tem composição dos campos de exploração e produção de Água Grande, Bonsucesso, Fazenda Alto das Pedras, Pedrinhas, Pojuca, Rio Pojuca, Tapiranga e Tapiranga Norte, localizados nos municípios de Catu, Mata de São João, Pojuca e São Sebastião do Passé.
Com isso, diante da iminente venda desses campos terrestres, da Rlam, Transpetro, PBIO, Termoelétricas e o arrendamento da Fafen, a Petrobrás deixará definitivamente a Bahia, estado onde nasceu. Da mesma forma que já deixou outros estados do Nordeste, Norte e parte do Espírito Santo.
De maneira definitiva será o fim da Petrobras no Nordeste, região que de muita forma contribuiu para o crescimento da estatal que precisa dos investimentos.