PF deflagra 76ª fase da Lava Jato para apurar esquema criminoso na Petrobras
Policiais aprofundam investigações sobre práticas ilícitas cometidas na Diretoria de Abastecimento
![PF deflagra 76ª fase da Lava Jato para apurar esquema criminoso na Petrobras](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/46557/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=1cdea59b866c7cc103dce4dc7bc4c38a)
Foto: Reprodução
Mais uma fase da Operação Lava Jato (76ª) foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (7). O objetivo da Operação Sem Limites III é aprofundar as investigações acerca de práticas criminosas cometidas na Diretoria de Abastecimento da Petrobras, na Gerência Executiva de Marketing e Comercialização.
Os policiais cumprem três mandados de busca e apreensão na cidade do Rio de Janeiro. As apurações iniciais foram tidas a partir da 57ª fase da Operação Lava Jato, onde realizaram prisões de suspeitos que integram a organização criminosa de prática de crimes que envolviam a negociação de óleos combustíveis e derivados entre a estatal e trading companies estrangeiras.
Após o cumprimento das medidas no final de 2018 e o oferecimento de acusações criminais, executivos ligados a empresas estrangeiras investigadas celebraram acordos de colaboração premiada com o Ministério Público Federal. Conforme narraram, com base em elementos probatórios por eles apresentados, funcionários da Estatal, responsáveis pelas negociações de compra e venda de bunker e diesel marítimo, recebiam vantagens indevidas para favorecê-las nas negociações de fornecimento de combustíveis marítimos no varejo para abastecimento dos navios a serviço da Empresa em portos estrangeiros.
As medidas tem por objetivo acabar com a atividade delitiva, aprofundar o rastreamento dos recursos de propina e concluir a investigação policial. Todos os investigados responderão pela prática, dentre outros, dos crimes de corrupção passiva, organização criminosa e de lavagem de dinheiro.