Brasil

PF faz operação contra ex-diretores das Americanas no Rio de Janeiro

Entre os alvos estão Miguel Gutierrez e Duarte Neto; PF apura crimes financeiros e a formação de uma organização criminosa

Por Da Redação
Ás

Atualizado
PF faz operação contra ex-diretores das Americanas no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (27), uma operação que busca elucidar a participação dos ex-diretores da empresa Americanas em fraudes contábeis que chegam ao montante de R$ 25,3 bilhões. A ação conta com o apoio do Ministério Público Federal (MPF).

Entre os alvos, estão importantes nomes, como o ex-presidente da rede, Miguel Gutierrez, e o ex-CEO João Guerra Duarte Neto. Ao todo, são 14 investigados.

Mais de 80 policiais participam da Operação Disclosure. São cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão nas residências dos ex-diretores das Americanas, todas localizadas no Rio de Janeiro. Os mandados foram expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

Além disso, a Justiça Federal também determinou o sequestro de bens e valores destes ex-diretores que somam mais de meio bilhão de reais.

De acordo com as investigações da PF, os ex-diretores praticaram fraudes contábeis relacionadas a operações de risco sacado, que consistem em uma operação na qual a varejista consegue antecipar o pagamento a fornecedores por meio de empréstimo junto aos bancos.

As investigações também identificaram fraudes envolvendo contratos de verba de propaganda cooperada (VPC), que consistem em incentivos comerciais que geralmente são utilizados no setor, mas que nesse caso eram contabilizadas VPCs que nunca existiram.

As investigações foram abastecidas pelas delações premiadas dos ex-diretores Marcelo da Silva Nunes e Flávia Pereira Carneiro Mota.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.