PF investiga 85 queimadas ilegais no Brasil
As investigações mostraram que a maioria dos incêndios foi devido a ações humanas, a PF investiga se foram ações intencionais ou acidentais
Foto: Marizilda Cruppe / Greenpeace
A Polícia Federal (PF) abriu 85 inquéritos para investigar queimadas ilegais em diferentes regiões do país. As investigações estão sob responsabilidade da Diretoria de Amazônia e Meio Ambiente. O aumento dos casos suspeitos é devido à ampliação das ações contra crimes de incêndio em diversos estados, como Amazonas, Roraima, Pará e Distrito Federal.
As investigações mostraram que a maioria dos incêndios foi devido a ações humanas, a PF investiga se foram ações intencionais ou acidentais. Uma das linhas investigativas é que essa seria uma medida de retaliação devido à maior rigorosidade com os crimes ambientais. A PF também investiga se os incêndios estão ligados a outras atividades ilegais, como lavagem de dinheiro e organização criminosa.
A polícia está usando imagens de satélite para rastrear os locais de início dos focos de incêndio e assim identificar os responsáveis. Também foi realizada uma parceria com Advocacia-Geral da União (AGU) para responsabilizar no âmbito civil os infratores. Dessa forma, os culpados pelas queimadas criminosas teriam outras consequências legais, além das investigações em andamento. Até o momento, não houve prisões relacionadas aos casos.