Cultura

Pianista Nelson Freire morre aos 77 anos no Rio de Janeiro

As causas da morte ainda não foram divulgadas

Por Da Redação
Ás

Pianista Nelson Freire morre aos 77 anos no Rio de Janeiro

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O pianista Nelson Freire morreu na madrugada desta segunda-feira (1°), no Rio de Janeiro, aos 77 anos. Até o momento, as causas da morte ainda não foram divulgadas. A informação foi divulgada pela empresária do artista ao Estadão.

Freire foi um dos maiores artistas brasileiros, com uma carreira que o levou aos principais palcos do mundo. Em 2019, ele sofreu um acidente durante uma caminhada no Rio de Janeiro  e precisou passar por cirurgias no ombro. O retorno aos palcos estava previsto para o ano passado, mas os recitais foram cancelados por conta da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Há dois meses, ele cancelou uma participação como jurado do Concurso Chopin de Varsóvia.

Natural de Boa Esperança, em Minas Gerais, ele começou a tocar piano aos 3 anos. Já no Rio de Janeiro, Freire passou a receber orientação das pianistas Nise Obino e Lúcia Branco. Aos 12 anos, ele tornou-se um dos vencedores do Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro. Ele tocou em mais de 70 países e foi o único brasileiro a ser incluído na Great pianists of the 20th century, coletânea de 100 volumes com gravações de 72 pianistas lançada mundialmente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.