• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Planos de saúde pedem consentimento do marido para colocação do DIU em mulheres casadas
Brasil

Planos de saúde pedem consentimento do marido para colocação do DIU em mulheres casadas

Exigência não é prevista por lei

Por Da Redação
Ás

Planos de saúde pedem consentimento do marido para colocação do DIU em mulheres casadas

Foto: Reprodução/Banco de Imagens

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, divulgada na terça-feira (03), planos de saúde exigem consentimento do marido para aplicação do Dispositivo Intrauterino (DIU) em mulheres casadas. A exigência não é prevista por lei.

Segundo a Folha, as cooperativas Unimed João Monlevade e Divinópolis, em Minas Gerais, e Ourinhos, no interior de São Paulo, que atendem mais de 50 municípios nos dois estados, exigiam no Termo de Consentimento a autorização dos maridos para a inserção do método contraceptivo. 

Ao ser consultada, a cooperativa João Monlevade negou a exigência, mesmo após a confirmação da central de atendimento, alegando que apenas faz a recomendação de compartilhamento do termo entre o casal, justificando o espaço para a assinatura do cônjuge. Os outros dois seguros, Divinópolis e Ourinho, informaram o abandono da prática após contato. 

O DIU é um pequeno dispositivo inserido no útero que atua como contraceptivo. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário