PMs são denunciados por homicídio qualificado de jovem de 15 anos em Aracatu
Crime aconteceu em 30 de julho de 2021
Foto: Reprodução / Alberto Maraux/SSP-BA
O Ministério Público estadual denunciou, na terça-feira (20), os policiais militares Emerson Severo da Silva e Neilo Carlos Souza Silva, por acusação de homicídio qualificado por motivo torpe e sem possibilitar defesa da vítima, o jovem Lindomar Santos Matos. O crime aconteceu em 30 de julho de 2021, no Distrito de Lagoa Grande, município de Aracatu, região de Brumado.
Segundo a 4ª Promotoria de Justiça de Brumado e pelo Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), a suposta motivação seria vingar a morte de dois policiais em julho do mesmo ano, no Distrito de José Gonçalves, zona rural de Vitória da Conquista.
As investigações apontaram que Lindomar foi encurralado em um cômodo externo de um bar na BA-142 e foi alvo de dez disparos de fuzil, sem qualquer chance de defesa, alguns à curta distância. O adolescente de 15 anos fugia desde a noite anterior de uma perseguição policial à sua família, sem que constasse registro de delito cometido por ele. A perseguição teria iniciado após a recusa de um residente em abrigar o jovem cigano, chamando a polícia, sugerindo conhecimento prévio da identidade do rapaz.
A denúncia fundamenta-se em laudos periciais, indicando disparos discordantes da versão apresentada pelos policiais, que alegaram quatro tiros à distância. A perícia destaca que Lindomar recebeu dez tiros, incluindo dois pelas costas, e aponta a alteração da cena do crime com a remoção do corpo, já sem vida, para simular uma falsa prestação de socorro em um hospital da região.
A denúncia aponta ainda a clara intenção dos denunciados de executar a vítima, evidenciada pela desproporção da força utilizada, pela superioridade numérica e pela presença de armas não letais capazes de imobilizar o jovem.