• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Polícia Federal deflagra 4ª fase da Operação Última Milha nesta quinta (11)
Brasil

Polícia Federal deflagra 4ª fase da Operação Última Milha nesta quinta (11)

Agentes cumpriram cinco mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão em diversos estados do Brasil

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Polícia Federal deflagra 4ª fase da Operação Última Milha nesta quinta (11)

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11), a 4ª fase da Operação Última Milha, que visa desarticular uma organização criminosa que monitorava ilegalmente autoridades públicas, além de produzir fake news utilizando sistemas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Segundo informações da corporação, os agentes cumpriram cinco mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nas cidades de Brasília, Curitiba, Juiz de Fora (MG), Salvador e São Paulo.

Entre os alvos, estão membros dos Três Poderes e jornalistas envolvidos com "a criação de perfis falsos e a divulgação de informações sabidamente falsas", disse a PF em nota. “A organização criminosa também acessou ilegalmente computadores, aparelhos de telefonia e infraestrutura de telecomunicações para monitorar pessoas e agentes públicos”, completou.

Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, interceptação clandestina de comunicações e invasão de dispositivo informático alheio.

A primeira fase da operação foi deflagrada em outubro do ano passado. O intuito era investigar o uso indevido de sistema de geolocalização de dispositivos móveis sem a devida autorização judicial por servidores da própria Abin.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.