• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Polícia Federal investiga vazamento de substâncias radioativas na usina nuclear Angra 1 
Brasil

Polícia Federal investiga vazamento de substâncias radioativas na usina nuclear Angra 1 

O acidente ocorreu no dia 16 de setembro de 2022, mas só foi notificado em janeiro deste ano

Por Da Redação
Ás

Polícia Federal investiga vazamento de substâncias radioativas na usina nuclear Angra 1 

Foto: Divulgação/ Angra 1 da Eletronuclear

A Polícia Federal (PF) abriu uma investigação para apurar o vazamento de substâncias radioativas da usina nuclear Angra 1, no mar de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. O acidente ocorreu no dia 16 de setembro de 2022, mas só foi notificado em janeiro deste ano.

A PF iniciou a investigação ainda em setembro do ano passado. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Eletronuclear, empresa responsável pela gestão das usinas, demorou quatro meses para admitir o ocorrido.

O Ibama afirma que recebeu uma denúncia anônima sobre o vazamento no dia 29 de setembro de 2022. O órgão declara que imediatamente comunicou o incidente à Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen).

Uma equipe do órgão visitou a usina após a denúncia, mas o representante de Angra 1 negou que tivesse ocorrido vazamento. Segundo o instituto, em 7 de outubro do ano passado, a empresa responsável voltou a negar o acidente por meio de uma carta.

A Eletronuclear só reconheceu o ocorrido oficialmente em 30 de janeiro deste ano. A Justiça federal, atendendo pedido do Ministério Público Federal (MPF), determinou que a empresa esclareça os reais danos do acidente em Angra em até 30 dias, por meio de relatório.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário