Polícia Federal registra aumento na procura por passaportes
Com queda do dólar e arrefecimento da pandemia, demanda atingiu nível próximo ao do pré-covid
Foto: Agência Brasil
Com o relaxamento das medidas de prevenção à covid-19 e a queda do dólar, a procura por passaportes acelerou. Em março, a PF (Polícia Federal) emitiu o maior número de passaportes em um mês desde o início da pandemia.
De acordo com a PF, 193.922 passaportes foram emitidos no país em março. É mais que o dobro do registrado no mesmo mês de 2021 (61.829). E está próximo do nível pré-covid, quando mais de 200.000 documentos costumavam ser emitidos por mês.
Neste ano, 504.193 passaportes foram emitidos pela Polícia Federal. O número registrado nos 3 primeiros meses de 2022 é 135% maior que o do 1º trimestre de 2021. Está só 12% abaixo do número de passaportes emitidos no mesmo período de 2020.
Dados da PF indicam que a procura por passaportes continua acelerando. Segundo a corporação, cerca de 9.500 documentos foram emitidos por dia na 1ª semana de abril. Em março, foram aproximadamente 9.200 por dia.
Segundo a Polícia Federal, 4 fatores contribuem para o aumento da demanda por passaportes:
-reabertura de aeroportos;
-crescente valorização do real;
-demanda reprimida no período da pandemia;
-crescimento populacional.
A Polícia Federal disse ainda que trabalha em diversas frentes para dar conta da alta demanda, como a ampliação da rede de equipamentos e de postos de atendimento para a emissão de passaportes.