Polícia investiga rede de pastores que usavam nome de Paulo Guedes em golpes milionários
O pastor goiano Osório José Lopes Júnior é apontado como líder do grupo e é acusado de lesar fiéis
Foto: Haeckel Dias/Ascom-PC (Ilustrativa)
Onze pastores estão sendo alvos de uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal nesta quarta-feira (20), sob a suspeita de aplicar golpes milionários em fiéis das igrejas, bem como em transmissões ao vivo na internet, utilizando o nome do ex-ministro da Economia, Paulo Guedes.
O pastor goiano Osório José Lopes Júnior é apontado como líder do grupo e é acusado de lesar fiéis ao vender títulos lastreados em ouro, apresentados como "Letra do Tesouro Mundial". A investigação apurou a participação de 200 pessoas na organização criminosa, sendo que os 11 líderes são alvos desta segunda fase da operação.
O esquema, que perdura há pelo menos nove anos, envolve também a disseminação de notícias falsas para enganar as vítimas. Os investigadores cumprem mandados em Brasília e São Paulo, além de outros locais relacionados aos suspeitos, incluindo ex-candidatos a deputados federais e a prefeitos. Uma terceira etapa da operação é aguardada com base nas informações obtidas e nos depoimentos colhidos. Paulo Guedes não é alvo da investigação.