Policiais de Londres devolvem porte de arma por medo de processos
Movimento de devolução ocorre após assassinato de um homem negro
Foto: Reprodução/Pixabay
Após um policial ser processado pelo assassinato de um homem negro desarmado em 2022, no sul de Londres, mais de 300 policiais da cidade decidiram devolver seus portes de arma nos últimos dias. Isso ocorre devido ao receio de serem processados em situações semelhantes. A informação é da CNN.
O chefe da Polícia Metropolitana de Londres, Sir Mark Rowley, pediu uma revisão dos procedimentos para fornecer maior proteção legal aos policiais. Vale ressaltar que a polícia londrina tem poucos policiais armados nas ruas, com apenas cerca de 2.500 de seus mais de 34 mil agentes possuindo licença para portar armas.
Diante da devolução dos portes de arma, a polícia precisou solicitar a assistência de forças de outras regiões para manter o número de militares armados em patrulha na cidade.
Violência
O número de incidentes com armas de fogo no Reino Unido é baixo. De acordo com dados do Ministério do Interior, entre março de 2022 e março de 2023, houve apenas 10 casos de policiais disparando armas.
No entanto, um desses casos ganhou grande notoriedade. Chris Kaba, um homem negro de 24 anos, foi morto com um único tiro por um policial no sul de Londres, no dia 5 de setembro de 2022. Ele estava dirigindo um carro que a polícia acreditava estar ligado a um outro incidente com armas de fogo.