• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Polícias do Rio apreendem, em média, uma arma por hora nos últimos 10 anos
Brasil

Polícias do Rio apreendem, em média, uma arma por hora nos últimos 10 anos

Em 2019 foram 8.423 armas, avaliadas em R$ 23 milhões

Por Da Redação
Ás

Polícias do Rio apreendem, em média, uma arma por hora nos últimos 10 anos

Foto: Divulgação | PRF

As policiais do Rio de Janeiro apreenderam cerca de 83 mil armas ilegais de criminosos durante o período dos últimos dez anos. O volume corresponde à média de quase uma arma apreendida por hora, entre 2010 e 2019, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), divulgados nesta segunda-feira (21). 

De acordo com o relatório emitido pelo ISP, do total de armas apreendidas em 2019 (8.423), 3.784 (ou 45%) eram pistolas e 550 (6,5%) eram fuzis. A quantidade de fuzis, por exemplo, é a maior desde 2007. 

Entre as armas apreendidas, 59% eram estrangeiras e 41% de fabricação nacional. Grande parte do armamento (20,4%) foi arrecadada pela polícia durante suposto confronto de criminoso com um policial.

“Houve crescimento na apreensão de pistolas e fuzis, o que pode demonstrar um aumento no poder de letalidade dos criminosos e das organizações criminosas, isso porque as pistolas e fuzis admitem maiores quantidades de disparos do que revólveres e espingardas. Elas também permitem que sejam acopladas, o que nós chamamos popularmente de 'kit rajada', fazendo com que, com um único acionamento, ela consiga realizar diversos disparos”, disse a presidente do ISP, Marcela Ortiz.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.