Poluição do ar excedeu níveis aceitáveis de qualidade em 2021, aponta relatório
Dos 6.475 territórios analisados, somente 222 apresentaram qualidade média do ar
Foto: Pixabay
Um relatório da IQAir, empresa que monitora a qualidade do ar global, apontou que a poluição do ar atingiu níveis insalubres e excedeu as diretrizes da qualidade do ar da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2021.
Somente 222 cidades das 6.475 analisadas apresentaram a qualidade média do ar que atendeu ao padrão estabelecido pela OMS. E apenas três territórios cumpriram as diretrizes: o francês da Nova Caledônia e os territórios dos Estados Unidos de Porto Rico e as Ilhas Virgens Americanas.
Por outro lado, Índia, Paquistão e Bangladesh estão entre os países com a pior poluição do ar, superando as diretrizes em pelo menos 10 vezes.
O relatório diz que nos Estados Unidos, a poluição do ar aumentou em 2021 em comparação ao ano anterior. Das mais de 2.400 cidades no país, o Ar de Los Angeles permaneceu o mais poluído, apesar de ter uma queda de 6% em relação a 2020.
A Floresta Amazônica atuou como maior defensora do mundo contra a crise climática, o bioma emitiu mais dióxido de carbono do que absorveu no ano passado, diz o relatório
Esse é o primeiro grande relatório global de qualidade de ar baseado nas diretrizes atualizadas pela OMS.
A IQAir analisou estações de monitoramento de poluição em 6.475 cidades em 117 países, regiões e territórios. Os dados completos podem ser acessados aqui.