População de Gaza está passando fome, diz diretor da ONU
Segundo ele, nove em cada 10 famílias não estão conseguindo se alimentar todos os dias
Foto: Reprodução
O vice-diretor do Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU), Carl Skau, afirmou no sábado (9) que a maioria da população da Faixa de Gaza está passando fome.
Segundo ele, apenas uma fração dos suprimentos necessários conseguiu entrar em Gaza. Segundo ele, 9 em cada 10 pessoas não conseguem comer todos os dias na área.
Devido aos conflitos que seguem na região, as condições para entrega de alimento tornaram-se "quase impossíveis". “As pessoas estão desesperadas por comida”, disse Skau.
O diretor da ONU afirmou que “não estava preparado para o medo, o caos e o desespero” que ele e a sua equipe de assistência encontraram durante sua viagem a Gaza nesta semana.
Segundo ele, havia “confusão em armazéns, pontos de distribuição com milhares de pessoas desesperadas e famintas, supermercados com prateleiras vazias e abrigos superlotados com banheiros cheios.”
Nove em cada dez famílias em algumas áreas passam “o dia inteiro sem qualquer alimento”, segundo Skau.
Por outro lado, Israel afirma que deve continuar os ataques aéreos a Gaza para “eliminar o Hamas e trazer os reféns israelenses para casa.”