Política

Por meio da AGU, Bolsonaro aciona STF sobre liberdade de expressão

Ação foi divulgada pelo presidente em sua conta do Twitter

Por Da Redação
Ás

Por meio da AGU, Bolsonaro aciona STF sobre liberdade de expressão

Foto: Reprodução

Através da Advocacia-Geral da União (AGU), o presidente Jair Bolsonaro entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) no Supremo Tribunal Federal (STF) no final da tarde desse sábado (25), para que a Corte interprete o que está nos trechos do artigo 5º da Constituição, no qual fala sobre direitos, garantias fundamentais, liberdade de expressão e de pensamento. 

O artigo 5º consta na Constituição de 1988: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade".

A ação movida por Bolsonaro se dá após o ministro do STF, Alexandre de Moraes determinar que o Twitter suspendesse e retirasse do ar as contas do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), os blogueriros Sara Winter e Allan dos Santos e o empresário Luciano Hang, que são investigados do inquérito das fake nesws.

A AGU afirma no documento que "é inevitável reconhecer que não há, atualmente, respaldo normativo específico que confira à autoridade judicial o poder de decretar medidas que suspendam previamente o exercício da liberdade de expressão em plataformas comunicativas de redes sociais".

O anúncio da ação foi divulgado pelo próprio presidente em sua conta no Twitter. "Agora às 18 horas, juntamente com a Advocacia-Geral da União, entrei com uma ADIn no STF visando ao cumprimento de dispositivos constitucionais. Uma ação baseada na clareza do artigo 5º, dos direitos e garantias fundamentais”, escreveu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.