Porsche Panamera: veja as mudanças que o esportivo vai recebera até o fim do ano
Mudanças virão especialmente na parte elétrica com maior autonomia
O Panamera foi lançado em 2009 com a pretensão de um sucesso após o Cayenne, que salvou a Porsche da falência no início dos anos 2000. Hoje com foco em SUVs e modelos diferenciados como o compacto Macan, agora a Porsche se prepara para renovar o Panamera que terá novidades na eletrificação mas não vai abandonar o V6 e V8 a combustão.
Sua estreia ocorrerá dia 24 de novembro em Dubai com produção concentrada na Alemanha mas com distribuição para vários mercados e o Brasil deve receber essa novidade só no primeiro ou segundo trimestre de 2024.
A boa notícia para os puristas é que a Porsche não vai abandonar seus tradicionais motores a combustão. Antes com 17,9kwh e autonomia de apenas 54km, agora as baterias do Panamera terão 25,9kwh com entrada de carga de 11kW melhorando o tempo de recarga e autonomia. Sem revelar a nova autonomia total, a Porsche afirma que a autonomia elétrica vai melhorar cerca de 50km. No total, deverá ter 100km de autonomia no modo elétrico.
A princípio, os motores 2,9 litros V6 e o 4,0 litros V8 terão atualizações para se adequar a regras de emissões cada vez mais rígidas mas seguirão sendo oferecidos.
A Porsche também vai oferecer um conjunto aprimorado de suspensão com sistema pneumático, novas rodas aro 20 e 21 e novos amortecedores com curso melhorado para trazer mais conforto aos usuários. Visualmente, o Panamera deve seguir algumas mudanças inspiradas no modelo Cayenne, que por sua vez vem do estilo do Taycan, alinhando o design de carros da casa de Stuttgart porém inspirados nos modelos elétricos.
Com as mudanças, o Panamera também vai ficar bem mais caro. Atualmente nos Estados Unidos o Panamera custa a partir de US$ 92 mil e poderá partir de US$ 118 mil com as novidades previstas, dizem sites da imprensa automotiva internacional. A estreia mundial ocorrerá em um evento em Dubai, no dia 24 de novembro.