Portais da Justiça Federal da Bahia e de 13 estados seguem fora do ar após ataque hacker
Supostos autores comemoraram sucessão do ataque nas redes sociais

Foto: Reprodução
Um ataque hacker ao sistema do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) fez a Corte retirar do ar, nesta sexta-feira (27), os portais da Justiça Federal da Bahia e de outros 13 estados: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás. Com isso, consultas a processos e a emissão de certidões online permanecem indisponíveis há mais de 24 horas.
Em nota, a administração do tribunal confirmou a invasão, disse que "tomou ciência do acesso indevido ao seu ambiente de dados" às 19h de quinta-feira (26) e, por isso, decidiu colocar todo o sistema em modo restrito "impedindo qualquer acesso remoto".
Até então, o ataque de hackers ao portal era considerado suspeito. Entretanto, nas redes sociais, supostos autores da invasão comemoraram o acesso e disseram ter capturado os dados do Judiciário, mostrando a "vulnerabilidade" do sistema do TRF-1.
A Corte informou ainda que, considerando a gravidade do ocorrido, já "adotou as medidas jurídicas destinadas à pronta apuração dos fatos" e que, apesar do acesso de pessoas não autorizadas ao sistema, "não se verificou a existência de danos ao ambiente computacional" do tribunal.