Eleições

PP pede perda de mandato de Janones por propagação de notícias falsas

Deputado foi denunciado no Conselho de Ética da Câmara

Por Da Redação
Ás

PP pede perda de mandato de Janones por propagação de notícias falsas

Foto: Câmara dos Deputados

O Partido Progressistas (PP) informou na manhã desta terça-feira (18) que protocolou uma denúncia contra o deputado federal André Janones (Avante) no Conselho de Ética da Câmara por quebra do decoro parlamentar. O documento, apresentado pelo deputado federal e presidente do PP, Cláudio Cajado, afirma que Janones divulgou “notícias caluniosas” e pede pela perda do mandato do parlamentar.

“Janones, intencionalmente, divulga vídeos editados e descontextualizados com o único intuito de enganar eleitores e disseminar ódio contra o presidente Jair Bolsonaro”, relata o documento. A denúncia lista uma série de postagens no Twitter e no Facebook do político mineiro como provas de que ele teria divulgado fake news contra o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

O texto aponta quatro casos nos quais Janones teria divulgado desinformações: quando afirmou que o senador Fernando Collor (PTB) seria ministro de Bolsonaro e confiscaria o dinheiro da população brasileira; quando disse que o presidente realizou um pacto com a maçonaria para vencer o pleito de 2022; quando relatou que a campanha presidencial não extraditaria o ex-jogador Robinho, que foi condenado por estupro na Itália, em troca do apoio do ex-atleta; quando afirmou que Bolsonaro teria praticado atos de pedofilia contra crianças venezuelanas.

No Twitter, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), anunciou a apresentação da ação, classificando o político mineiro como um “réu confesso de propagar fake news” e seus atos como “antidemocráticos”.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.