PP pede perda de mandato de Janones por propagação de notícias falsas
Deputado foi denunciado no Conselho de Ética da Câmara
Foto: Câmara dos Deputados
O Partido Progressistas (PP) informou na manhã desta terça-feira (18) que protocolou uma denúncia contra o deputado federal André Janones (Avante) no Conselho de Ética da Câmara por quebra do decoro parlamentar. O documento, apresentado pelo deputado federal e presidente do PP, Cláudio Cajado, afirma que Janones divulgou “notícias caluniosas” e pede pela perda do mandato do parlamentar.
“Janones, intencionalmente, divulga vídeos editados e descontextualizados com o único intuito de enganar eleitores e disseminar ódio contra o presidente Jair Bolsonaro”, relata o documento. A denúncia lista uma série de postagens no Twitter e no Facebook do político mineiro como provas de que ele teria divulgado fake news contra o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).
O texto aponta quatro casos nos quais Janones teria divulgado desinformações: quando afirmou que o senador Fernando Collor (PTB) seria ministro de Bolsonaro e confiscaria o dinheiro da população brasileira; quando disse que o presidente realizou um pacto com a maçonaria para vencer o pleito de 2022; quando relatou que a campanha presidencial não extraditaria o ex-jogador Robinho, que foi condenado por estupro na Itália, em troca do apoio do ex-atleta; quando afirmou que Bolsonaro teria praticado atos de pedofilia contra crianças venezuelanas.
No Twitter, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), anunciou a apresentação da ação, classificando o político mineiro como um “réu confesso de propagar fake news” e seus atos como “antidemocráticos”.