• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Prazo para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional termina nesta quinta-feira (11)
Brasil

Prazo para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional termina nesta quinta-feira (11)

Documento unifica registros em todas as unidades da federação por meio do CPF

Por Da Redação
Ás

Prazo para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional termina nesta quinta-feira (11)

Foto: SECOM

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou que o prazo para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) encerra nesta quinta-feira (11). Essa data marca o limite definido pela Lei nº 14.534/23, que estabelece o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como o número do registro geral.

A CIN unifica o Registro Geral (RG) em todas as unidades da federação por meio do CPF, proporcionando melhorias nos cadastros administrativos, reforçando as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigando problemas relacionados a fraudes no Brasil. 

Até 28 de novembro de 2023, treze estados já haviam iniciado a emissão do novo documento: Acre, Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Não foi obtido retorno sobre a emissão em outras unidades após essa data.

A Carteira de Identidade Nacional, em conformidade com a Lei nº 14.534/2023, sancionada pelo presidente Lula, utiliza o CPF como número único e suficiente para a identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos. A unificação elimina a prática anterior, onde um cidadão poderia possuir até 27 RGs diferentes, um por unidade da federação.

Além de tornar o CPF o único número identificador, a nova identidade apresenta um QR Code para verificar autenticidade e um código internacional MRZ, o mesmo utilizado em passaportes. A previsão é que o RG caia gradualmente em desuso nos cadastros, com a nova CIN sendo emitida gratuitamente na primeira via e renovações, tanto em papel quanto em formato digital. A segunda via é paga, e a taxa varia entre os estados. A validade da antiga carteira de identidade perdura até 28 de fevereiro de 2032.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.