Preços de eletroeletrônicos caem 3,1% em lojas online em agosto, afirmaM estudos
Conforme a pesquisa, a pressão do dólar pode ser um fator para o encarecimento dos eletrônicos no mês
Foto: Marcello Casal JR/Agência Brasil
Os preços de produtos eletroeletrônicos vendidos online no Brasil tiveram recuo anual de 3,1% em agosto, segundo o índice de Preços Fipe/Buscapé. As maiores quedas foram registradas em celulares (10,1%), eletroportáteis (4,5%) e informática (4%).
O único grupo com aumento foi o eletrodomésticos (4,2%), com destaque do salto de 15,6% nos preços de aparelhos de ar-condicionado. A comparação mensal, mas, houve aumento de 0,73% nos preços dos eletroeletrônicos, contrastando com a queda da média mensal de 0,45% nos primeiros sete meses do ano.
Conforme a pesquisa, a pressão do dólar pode ser um fator para o encarecimento dos eletrônicos no mês, já que muitos produtos são importados ou dependem de insumos estrangeiros. A divisa norte-americana encerrou agosto estável, em patamar pressionado acima de R$ 5,60. No ano, a valorização encosta em 16%.
Sérgio Crispim, pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), explica que câmbio pode ser um fator relevante para entender se o índice continuará em queda. “A curto prazo, o câmbio tem se mostrado a principal variável para explicar a tendência de redução nas quedas anuais dos preços de eletroeletrônicos”, comentou.