• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Prefeito de Brumado envia relatório sobre irregularidades herdadas da gestão anterior ao MPBA

Prefeito de Brumado envia relatório sobre irregularidades herdadas da gestão anterior ao MPBA

Documento detalha diversos problemas estruturais deixados pelo prefeito anterior, Eduardo Vasconcelos (PSB)

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Prefeito de Brumado envia relatório sobre irregularidades herdadas da gestão anterior ao MPBA

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

O prefeito de Brumado, no sudoeste baiano, Fabrício Abrantes (Avante), enviou um relatório à Procuradoria-Geral do Município, à Câmara de Vereadores, ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e ao Ministério Público da Bahia (MPBA) detalhando diversas irregularidades identificadas na cidade herdadas da gestão passada.

Entre as irregularidades, foram constatados problemas estruturais, financeiros, contábeis e administrativos. Os problemas foram deixados pelo ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) e impactam diretamente no funcionamento dos serviços públicos, além de, em alguns casos, colocarem em risco a segurança dos próprios cidadãos.

Devido aos problemas identificados, a Prefeitura de Brumado publicou, no último dia 3, um decreto de calamidade financeira e administrativa. 

Segundo o Fabrício Abrantes, o relatório encaminhado aos órgãos busca apresentar informações precisas e detalhadas para que medidas urgentes sejam adotadas para reparar os prejuízos e responsabilizar os envolvidos.

"As pendências financeiras, contábeis e administrativas, somadas às precárias condições estruturais de muitos equipamentos públicos, comprometem a qualidade de vida da população e o desenvolvimento sustentável do município. Estamos procurando fazer a nossa parte para regularizar as diversas situações. Esperamos também que as autoridades, a exemplo do Ministério Público, tomem providências de responsabilização", declarou o prefeito.

O Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, por exemplo, foi entregue pela gestão passada apresentando riscos estruturais, como porta da recepção escorada com madeira, piso deteriorado e paredes com mofo e pintura descascada. Além dessa unidade de saúde, foram detectados ainda problemas no Laboratório Municipal e na Policlínica Manoel Fernandes.

Na área da educação, diversas escolas e creches de Brumado foram encontradas com problemas estruturais, como infiltrações, rachaduras, abastecimento de água irregular, fiações elétricas expostas, banheiros sem condições de uso e quadras de esporte inutilizáveis.

Além disso, o Cadastro único do Bolsa Família enfrenta problemas como falhas e bloqueio de acesso a sistemas essenciais utilizados pelos servidores, falta de acesso ao e-mail institucional e ausência de arquivos no computador da coordenação, o que prejudica as atividades. 

O setor de compras e licitações da cidade foi entregue pelo antigo prefeito sem funcionar, com todos os servidores desligados. Segundo o relatório, o sistema interno travou e o banco de dados está desatualizado.

"Herdamos, inclusive, problemas como a ausência de sistema tecnológico para controle eficiente de ponto e folha de pagamento. Isso se soma a problemas relacionados à prestação dos serviços públicos fundamentais, a exemplo da iluminação pública, com postes danificados e fiações expostas, e limpeza urbana, com a cidade suja e repleta de mato", revelou Abrantes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.