Prefeito diz que Xique-Xique tem apenas dois policiais disponíveis, mas PM nega
Reinaldo Braga, do MDB, afirmou que enviará ofício ao governador Jerônimo Rodrigues
Foto: Reprodução
O prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga (MDB), denunciou a falta de efetivo policial no município, que tem cerca de 50 mil habitantes. Segundo ele, a média diária é de dois policiais militares de plantão. Nos últimos dias, no entanto, apenas um agente estava de serviço.
Reinaldo afirmou que essa situação inviabiliza o uso da viatura, já que o único policial precisa escolher entre permanecer na sede da companhia, dirigir o veículo ou atender os chamados.
“Normalmente, dois policiais fazem o trabalho diariamente. Esse número já é insuficiente. Agora, com apenas um policial, a situação fica ainda pior”, afirmou.
“Diante de tal realidade, pretendemos enviar um ofício ao governador do estado [Jerônimo Rodrigues] e também ao secretário de Segurança Pública [Marcelo Werner] solicitando providências. Contamos com a compreensão do governo do estado para que aumente o efetivo policial em Xique-Xique”, completou.
Ainda de acordo com Reinaldo, a segurança de Xique-Xique é responsabilidade da 5ª Companhia da Polícia Militar, que conta com 12 agentes subordinados ao 7º Batalhão de Irecê, comandado pelo tenente-coronel Flailton Rosa. Porém, devido à escala de trabalho, apenas dois policiais atuam por dia em turnos de 24 horas.
O que diz a Polícia Militar
Em nota ao Farol da Bahia, a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) negou a denúncia e destacou uma redução de 60% nos crimes violentos letais intencionais (CVLIs) registrados em Xique-Xique entre janeiro e novembro de 2023, comparado ao mesmo período deste ano.
A PM também informou que, em 2024, as ações realizadas resultaram na apreensão de 13 armas de fogo, 13 armas brancas e na prisão de 45 pessoas em flagrante.
“O município de Xique-Xique é sede da 5ª Companhia Destacada, que dispõe de aproximadamente 60 policiais militares responsáveis também pela segurança de outras quatro cidades da região. O policiamento em Xique-Xique e nas demais cidades da região é realizado de forma plena, com operações diárias para garantir a segurança da população”, completa a nota.