Preferência musical do brasileiro mudou nos últimos 10 anos, aponta relatório
Sertanejo foi o gênero musical que mais se expandiu nos últimos anos
Foto: Divulgação/Agecom-BA
O relatório 'O que o Brasil ouve', produzido pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) apontou que o gosto musical dos brasileiros mudou nos últimos 10 anos. Nesta década ouve um aumento do sertanejo, gênero musical que começou a ocupar espaço e se expandir a partir de 2011.
O levantamento é feito conforme as músicas mais tocadas nos segmentos de Rádio e Show em 2011 e 2020, que mostraram que em 2011, as canções mais tocadas eram internacionais. Em 2020, o líder no ranking eram canções brasileiras do gênero sertanejo.
Das 20 primeiras posições, todas são nacionais. O ranking do final da década mostrou que os clássicos populares também tiveram o seu lugar de destaque, além dos sucessos do momento. O relatório se referiu ao ano de 2019, porque no ano seguinte o segmento sofreu forte impacto da pandemia.
Também estão no relatório informações sobre a consolidação das novas formas de utilização musical, com o avanço do digital, e um balanço da atuação das associações de música e do Ecad.