Presidente da Funai, Marcelo Xavier é exonerado do cargo

No governo Lula, órgão vai ser integrado a novo ministério

Por Da Redação
Ás

Presidente da Funai, Marcelo Xavier é exonerado do cargo

Foto: Mário Vilela/Funai

Um despacho no Diário Oficial da União (DOU), publicado nesta quinta-feira (29), informa que o presidente da Fundação Nacional do Índio, Marcelo Augusto Xavier da Silva, foi exonerado do cargo. Ele assumiu o posto em julho de 2019, primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro (PL), após a demissão do general Franklimberg de Freitas.

Entre os motivos da exoneração, destaca-se que no novo mandato do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o órgão será integrado ao novo Ministério dos Povos Originários, que deve ser comandado por Sônia Guajajara, líder indígena perseguida por Xavier durante a gestão de Bolsonaro.

Polêmicas

Ao longo de seu mandato, Marcelo Xavier colecionou polêmicas e retrocessos em meio ao período com o maior número de invasões de terras indígenas já registrado. Entre as decisões de maior destaque, Xavier nomeou, ainda em 2019, o pastor Ricardo Lopes Dias para chefiar a coordenação de índios isolados da Funai no lugar do indigenista Bruno Pereira, assassinado em junho deste ano junto ao jornalista inglês Dom Phillips.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.