Presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, é destituído do cargo
Anderson Possa assume como presidente interino
Foto: Fabiane de Paula/Reprodução
O Conselho de Administração do Banco do Nordeste (BNB) decidiu nesta quinta-feira (30), durante reunião, designar Anderson Possa, atual diretor de negócios do banco, como presidente interino. O atual presidente, Romildo Rolim, foi destituído. No início da semana, o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, indicou o engenheiro Ricardo Pinto Pinheiro para o posto de presidente.
A indicação, no entanto, ainda está em análise. A lei determina uma série de requisitos que devem ser cumpridos para chefiar uma estatal, incluindo checagem do currículo e de eventuais pendências na Justiça. Anteriormente, Valdemar Costa Neto já havia pedido que o atual presidente fosse demitido. Isso aconteceu depois que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), o cobrou sobre um contrato do Banco do Nordeste (BNB) com uma ONG, o Inec (Instituto Nordeste Cidadania).
De acordo com o jornal O Globo, o gasto previsto em 2021 com o instituto, que avalia projetos de microcrédito, é de R$ 941 milhões. Na segunda-feira (27), através de um vídeo divulgado nas redes sociais, Valdemar Costa Neto disse ter enviado um ofício ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), e à ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda (PL-DF), com cópia ao presidente Jair Bolsonaro solicitando a destituição da diretoria.
O PL era responsável pela indicação de Romildo Rolim à presidência. O diretor financeiro Hailton Fortes também deve ser substituído em breve. O partido busca o nome do substituto. Já o diretor Haroldo Maia, que é indicação do PP, deve ser mantido.