Presidente do BNDES destaca sinais de melhora na economia brasileira
Revisões positivas nas estimativas de crescimento do PIB e desaceleração da inflação indicam progresso
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, destacou na segunda-feira (12), que a economia brasileira está apresentando sinais de melhora, com revisões positivas nas estimativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano e uma desaceleração da inflação nos últimos meses.
Mercadante participou do seminário "Desafios e oportunidades de crédito com o BNDES", promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista. Essa foi a segunda visita do presidente do BNDES à Fiesp em menos de três semanas.
Durante o evento, Mercadante elogiou o trabalho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e demonstrou otimismo em relação à aprovação do novo marco fiscal no Senado e da reforma tributária.
"A questão fiscal está bem equacionada. Fernando Haddad está fazendo um grande trabalho na aprovação do marco fiscal e iniciando uma reforma tributária, que é fundamental para a produção, o emprego e o investimento", afirmou Mercadante.
O mercado financeiro tem reduzido constantemente suas projeções para a inflação e aumentado as estimativas para o PIB em 2023.
De acordo com o Relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, é esperado para encerrar o ano em 5,42% (ante a projeção anterior de 5,69%). Quanto ao PIB, a estimativa é de um crescimento de 1,84% em 2023 (anteriormente, a previsão era de 1,68%).