Presidente do PL afirma que Bolsonaro será responsável por escolher candidato de direita em 2026
Valdemar Costa Neto critica decisão do TSE e declara intenção de recorrer a órgãos internacionais de Justiça
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil | Alan Santos/PR
O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, afirmou nesta segunda-feira (31), em entrevista à CNN, que o ex-presidente Jair Bolsonaro será o responsável por escolher o candidato de direita nas eleições presidenciais de 2026.
Segundo Valdemar, atualmente, Bolsonaro representa a opinião de direita no Brasil, e é ele quem terá a palavra final sobre a decisão de ter outros candidatos no lugar dele. A declaração surge após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tornou Bolsonaro inelegível até 2030, completando um mês no último domingo (30).
Para o presidente do PL, a medida do TSE é considerada um "verdadeiro absurdo". Ele destacou que Bolsonaro já esperava por essa decisão devido ao comportamento do tribunal durante as eleições, que, segundo ele, foi contra o ex-presidente o tempo todo. Valdemar criticou a condenação de Bolsonaro por causa de uma fala feita por ele.
Além disso, durante a entrevista, Valdemar revelou sua intenção de repreender a decisão do TSE em órgãos internacionais de Justiça. O objetivo é mostrar que, em sua visão, o Poder Judiciário brasileiro agiu de forma equivocada no caso.