• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Presidente do TSE afirma que disseminar desinformação é ir contra a democracia
Brasil

Presidente do TSE afirma que disseminar desinformação é ir contra a democracia

Edson Fachin também comentou sobre a importância da observação eleitoral

Por Da Redação
Ás

Presidente do TSE afirma que disseminar desinformação é ir contra a democracia

Foto: José Cruz/ Agência Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, afirmou, nesta quinta-feira (2), que disseminar desinformação é ir contra o sistema de votação e atentar a democracia. 

“Assacar inverdades, disseminar desinformação, criar celeumas fictícias, fermentar dúvidas infundadas contra o sistema eletrônico de votação – em vigor há 26 anos no país, sem qualquer indício de fraude comprovado – significa atentar contra a atuação escorreita da Justiça Eleitoral, um patrimônio de brasileiras e brasileiros e que tem 90 anos de uma história exemplar. Significa, e digamos com todas as letras, atentar contra a própria democracia”, disse.

Na sessão, ele comentou sobre a abertura de inscrições para entidades, organizações da sociedade civil e instituições de ensino superior que querem acompanhar as eleições deste ano. “É importante realçar que esta é a primeira vez que a Justiça Eleitoral brasileira procede, em edital, a um chamamento para a instituição de Missões de Observação Eleitoral Nacional. Houve uma experiência piloto em 2020, com a Transparência Eleitoral Brasil. Porém, agora, essa convocação se torna formal e aberta a diferentes entidades”, afirmou.

De acordo com ele, os responsáveis pela observação eleitoral em o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do processo eleitoral brasileiro, "ampliar sua transparência e integridade, bem como fortalecer, ainda mais, a confiança de todas e todos no tocante à lisura e segurança das eleições”, disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.