Presidente dos EUA indica primeira mulher negra na Suprema Corte
Ketanji Brown Jackson é juíza e atualmente está no Tribunal de Apelação federal da capital americana, Washington
Foto: Reprodução / Casa Branca
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, escolheu a juíza Ketanji Brown Jackson como sua primeira candidata negra, em um processo histórico, para ocupar o cargo no mais alto tribunal da nação, a Suprema Corte, conforme uma fonte que foi notificada sobre a decisão.
Jackson tem 51 anos e atua, no momento, atua no Tribunal de Apelação federal da capital americana de Washington e foi considerada a favorita para a vaga desde que o juiz Stephen Breyer anunciou sua aposentadoria. A juíza que recebeu e aceitou a oferta de Biden, feita em uma ligação na noite de quinta-feira (24).
A escolha do presidente estadunidense serve também como combustível para inflamar a base democrata, que está menos animada para votar nas eleições de meio de mandato deste ano do que nos últimos ciclos eleitorais. A indicação é também a chance de Biden cumprir uma de suas principais promessas de campanha; ele anseia que os eleitores negros que foram cruciais para sua vitória nas eleições vejam isso como um retorno de seu investimento.
Apesar, disso a escolha de Jackson não mudará a composição ideológica da Corte que tem seis juízes conservadores e três liberais. Breyer, que está se aposentando, vem do cabo liberal.
Biden espera que a juíza obtenha apoio bipartidário, entretanto, os democratas precisarão de todos os seus membros em Washington para garantir sua confirmação.