Presídio de Mossoró (RN) instala barras de ferro nas luminárias das celas uma semana depois de fuga
Polícia aumentou a caçada em uma comunidade na divisa com o Ceará
Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
A Penitenciária Federal de Mossoró (RN) começou, na quarta-feira (21), a instalação de barras de ferro nas luminárias das celas do complexo, depois de dois presos terem utilizado o local para fazer um buraco e fugirem. A confirmação foi feita pelo Ministério a Justiça e Segurança Pública.
O documento que determina a instalação das barras também ordena que sejam instaladas grades no shaft, região que fica atrás das celas com rede elétrica, dutos e escadas que dão acesso ao telhado da penitenciária, rota que os fugitivos, supostamente, fizeram na fuga.
Na terça-feira (20), o chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Políticas Penais, Guilherme Marques Camelo, assinou um ofício classificado como urgente que determina que sejam realizadas revistas diárias nos pátios de sol, parlatórios e em todas as celas das cinco penitenciárias federais. Também é determinado que sejam feitos relatórios diários que devem ser encaminhados toda semana à diretoria responsável por cada presídio.
O ofício ainda estabelece algumas providências para reforçar o pessoal nas penitenciárias federais, com mobilização de Policiais Penais da Sede, se necessário; instalação de refletores em pontos estratégicos; troca de todas as lâmpadas que não funcionem e instalação de novas em locais de baixa luminosidade.