Economia

‘Prévia do PIB’, IBC-Br registra queda de 0,64% no terceiro trimestre

Analistas esperavam queda de 0,20% no período

Por Da Redação
Ás

‘Prévia do PIB’, IBC-Br registra queda de 0,64% no terceiro trimestre

Foto: Agência Brasil/Tânia Rêgo

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do país, apresentou uma queda de -0,06% em setembro em comparação com agosto. O resultado ficou abaixo das expectativas dos analistas, que esperavam uma alta de 0,20%.

Em agosto ante julho, a queda havia sido de 0,81%. No terceiro trimestre, a queda é de 0,64% em relação ao segundo trimestre. Na comparação com setembro de 2022, o IBC-Br mostra uma alta na atividade de 0,32%. Já no acumulado em 12 meses o índice mostra avanço de 2,50%.

A alta faz o indicador figurar em 146,42 pontos na série dessazonalizada (livre de influências) em setembro, ante os 146,51 pontos apurados no mês anterior. Com a oscilação, o IBC-Br figura no menor nível desde maio (146,74 pontos), mas ainda acumula aumento de 2,77% neste ano e de 2,5% nos últimos 12 meses.

Os dados do IBC-Br são coletados de uma base similar à do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), órgão responsável pelo indicador oficial sobre o crescimento econômico. A evolução oficial do desempenho da economia entre julho e setembro tem divulgação prevista para o dia 5 de dezembro. 

Segundo as projeções mais recentes dos analistas financeiros, o Brasil vai fechar 2023 com um crescimento econômico de 2,89%, alta guiada pelo desempenho positivo do agronegócio nos primeiros meses do ano. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário