Política

PRF escalou mais agentes de folga para blitze onde Lula venceu no 1º turno

Efetivo extra foi empregado principalmente no Norte e Nordeste do país

Por Da Redação
Ás

PRF escalou mais agentes de folga para blitze onde Lula venceu no 1º turno

Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) escalou mais agentes de folga para trabalhar nas blitze no segundo turno das eleições de 2022 em estados onde Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia ganhado de Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno. O efetivo extra foi empregado principalmente no Norte e Nordeste do país. As centenas de bloqueios, com inspeção de vans e ônibus, provocaram atrasos de eleitores. A informação é do portal UOL.

A PRF afirma que os policiais foram empenhados com base em análise técnica. Os estados onde Lula havia ganhado no primeiro turno e onde houve reforço de efetivo com hora extra pago pela PRF foram Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão, Tocantins, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.

Bloqueios

A operação fez uma série de blitze em todos os estados em 30 de outubro de 2022, dia do segundo turno eleitoral. De acordo com a PRF, o objetivo da ação era evitar possíveis crimes eleitorais. O Supremo Tribunal Federal (STF), no entanto, havia proibido operações que afetassem o transporte de eleitores.

Mesmo assim, o então diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, realizou centenas de bloqueios. Vasques foi demitido em dezembro daquele ano. Atualmente, ele é réu por improbidade administrativa.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.