PRF inicia testes com drogômetros em estradas federais

Previsão é realizar cerca de 10 mil testes até o final do ano

Por Da Redação
Ás

PRF inicia testes com drogômetros em estradas federais

Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) decidiu, neste domingo (15), antecipar a programação e já está realiza os testes com drogômetro, dispositivo que detecta uso recente de substâncias psicoativas, em estradas federais do Brasil. A previsão das autoridades é de que sejam feitos 10 mil testes até o final do ano. 

Caso seja detectado a presença de psicoativos, será considerada como infração gravíssima no Código Brasileiro de Trânsito (CBT). Dentre as substâncias estão anfetamina, clobenzorex, metanfetamina, metilenodioximetanfetamina (MDMA), anfepramona, femproporex, cocaína e Delta-9-Tetrahidrocanabinol (THC).

Os estudos para o uso do drogômetro nas fiscalizações de trânsito foram conduzidos pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Um grupo especial foi designado para avaliar a confiabilidade dos equipamentos.

Os policiais rodoviários passaram por treinamentos, entre os dias 3 e 6 de agosto, para aprender a coleta do material, feito por profissionais do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (RS). Agora começam os testes nas estradas federais, de forma ainda opcional para os condutores por se tratar de uma ação experimental.

Segundo a PRF, o número de motoristas flagrados dirigindo sob efeito de psicoativos em 2020 foi 24,8% maior que no ano anterior. No total, 1.872 foram punidos pela infração. Em 2021, de janeiro a abril, 390 condutores foram flagrados. Considerado como infração gravíssima pelo CTB, o motorista perde o direito de dirigir por um ano, além de multa de R$2.934,70 e retenção do documento de habilitação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário