Mundo

Primeira-Ministra da França pede demissão

A saída de Élisabeth Borne acontece depois de crises políticas desencadeadas pela reforma da previdência no país

Por Da Redação
Ás

Primeira-Ministra da França pede demissão

Foto: Reprodução/ Twitter

A primeira-ministra da França, Élisabeth Borne, apresentou, nesta segunda-feira (8), um pedido de demissão ao presidente, Emmanuel Macron, que a aceitou. Os dois se reuniram, no Palácio de Eliseu, em uma reunião que durou cerca de uma hora e no qual a primeira-ministra comunicou a sua decisão.

Nas redes sociais, Emmanuel Macron, agradeceu o trabalho ‘exemplar’ da primeira-ministra no país. 

“Seu trabalho no serviço de nossa Nação foi exemplar. Você pôs em obra nosso projeto com a coragem, o engajamento e a determinação das estadistas. Com todo o meu coração, obrigado", afirmou Macron.

Borne, de 62 anos, assumiu o cargo de primeira-ministra em maio de 2022. Ela foi a segunda mulher a chefiar o governo francês.

Em 20 meses dela como primeira-ministra, o governo não teve maioria absoluta no Parlamento. Esse período foi marcado pelas discussões da reforma da Previdência, imposta por decreto, e por um episódio de distúrbios urbanos em meados de 2023.

Em sua carta de demissão, Borne afirmou que é "mais necessário do que nunca seguir com as reformas".

Agora, o Parlamento francês precisará eleger um sucessor de Borne. Entre os possíveis sucessores, o ministro da Educação, Gabriel Attal, aparece como favorito. Aos 34 anos, ele se tornaria o mais jovem chefe de governo da república francesa e o primeiro homossexual assumido a ocupar o cargo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.