Primeira-ministra da Suécia anuncia pedido formal do país para ingressar na Otan
Comunicado foi feito nesta segunda-feira (16)
Foto: Reprodução/Twitter
O governo da Suécia anunciou oficialmente que decidiu formalmente pedir a adesão à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A declaração foi feita nesta segunda-feira (16).
“Há uma ampla maioria no parlamento sueco para aderir à Otan”, disse a primeira-ministra Magdalena Andersson após um debate sobre política de segurança no parlamento. “A melhor coisa para a Suécia e a população sueca é aderir à Otan.”, diz o comunicado.
Após a invasão da Ucrânia, os governos da Suécia e Finlândia passaram a demonstrar preocupação com suas fronteiras e desde então buscam alinhamento com a Otan.
Resposta imediata
O presidente russo, Vladimir Putin, alertou o Ocidente, nesta segunda-feira (16), que a Rússia responderá se a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) reforçar a infraestrutura militar da Suécia e da Finlândia, que decidiram se juntar à aliança militar dos Estados Unidos após a invasão da Ucrânia.
Falando aos líderes de uma aliança militar dominada pela Rússia de ex-estados soviéticos, Putin disse que a ampliação da Otan está sendo usada pelos Estados Unidos de maneira “agressiva” para agravar uma situação de segurança global já difícil.