• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Proclamação da República no Brasil: Reflexos e Influência na Identidade da Bahia
Bahia

Proclamação da República no Brasil: Reflexos e Influência na Identidade da Bahia

Historiador baiano Ricardo Carvalho ressalta papel crucial da Bahia na transição para o regime republicano

Por Da Redação
Ás

Proclamação da República no Brasil: Reflexos e Influência na Identidade da Bahia

Foto: Reprodução/Wikipédia

No dia 15 de novembro, o Brasil comemora a Proclamação da República, um dos marcos mais significativos da história nacional. Esse evento histórico, ocorrido em 1889, marcou o fim da monarquia e o início do sistema republicano no país. O professor e historiador baiano Ricardo Carvalho ressaltou, em entrevista ao Farol da Bahia, o papel crucial da Bahia na transição para o regime republicano.

"Nós temos experiências republicanas que antecedem 90 anos da proclamação da República, como por exemplo, a conjuração baiana, que já tinha fortes inspirações republicanas e liberais. Além disso, houve um crescimento do sentimento antimonárquico e o avanço das ideias republicanas, que culminaram, em dezembro de 1889, com a adesão da Bahia definitivo ao regime republicano", relata.

Carvalho destaca figuras baianas proeminentes que lideraram a adesão da Bahia ao movimento republicano, como Ruy Barbosa, Luís Viana e o tenente-coronel Moreia Cézar. "Esses nomes foram fundamentais para a consolidação do apoio baiano à causa republicana".

O historiador sinalizou que as festividades da Proclamação da República na Bahia acontecem de forma protocolar. "Nem de perto se compara com outras datas cívicas. como o 2 de Julho, e até mesmo o 7 de Setembro, em Salvador, que tem maior dimensão. A Proclamação da República é um evento cívico, mas que não tem o destaque, nem o peso histórico que tem, por exemplo, na cidade do Rio de Janeiro".

Ressaltando a história de luta dos baianos por direitos civis, Carvalho enfatiza que Salvador sempre foi vanguarda nessa luta. "Isso é histórico, desde os motins na época colonial, passando pela conjuração baiana, as greves negras do século XIX, e outros eventos de grande porte social, como por exemplo, a Revolta dos Malês. Então, a busca da identidade da Bahia com os direitos civis, com o pensamento liberal, sempre foram muito fortes. Aqui na Bahia chegaram primeiro as ideias iluministas do que em muitas outras regiões do Brasil".

"Esta data continua influenciando a política e a cultura no estado, pelo forte apelo que a Bahia tem à democracia, o compromisso dos baianos com essas causas democráticas, a luta que o estado sempre teve, para garantir que durante regimes de opressão, como a Ditadura Militar (1964), que fossem devolvidos os direitos civis e democráticos ao povo baiano, e por consequência, para o povo brasileiro", acrescenta o professor.

A Proclamação da República teve repercussões profundas na estrutura política, social e cultural do Brasil. Ela trouxe consigo a abolição do sistema monárquico, encerrando o ciclo do Império, que perdurava desde 1822 com a independência do país de Portugal. Com essa mudança, o Brasil adotou um sistema republicano presidencialista, que ecoou em novas estruturas de governo, legislação e representação política.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário