• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Procuradoria Geral da União abre apuração preliminar sobre críticas às urnas eletrônicas

Procuradoria Geral da União abre apuração preliminar sobre críticas às urnas eletrônicas

Ministra Cármen Lúcia havia dado 24 horas para manifestação da PGR de Augusto Aras

Por Da Redação
Ás

Procuradoria Geral da União abre apuração preliminar sobre críticas às urnas eletrônicas

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O procurador-geral da República, Augusto Aras, abriu uma apuração preliminar para investigar se declarações do presidente Jair Bolsonaro contra as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral configuram crimes.

O posicionamento de Aras, divulgado na noite dessa segunda-feira (16), veio depois que a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, deu um novo prazo de 24 horas para que ele se manifestasse a respeito de um pedido de inquérito feito por parlamentares ao Supremo. Pede-se que a Suprema Corte investigue as declarações do presidente Jair Bolsonaro durante uma transmissão ao vivo na TV Brasil. 

Aras destaca que a abertura da apuração preliminar vem sendo adotada sempre que o Supremo Tribunal Federal encaminha à PGR “notícia-crime protocolada na Suprema Corte, desde que exista lastro probatório mínimo em torno da prática, em tese, de conduta (s) criminosa(s).”

Ao pedir ao órgão para emitir o parecer sobre o caso, a ministra Cármen Lúcia considerou graves as denúncias e os atos que podem configurar crime de natureza eleitoral, utilização ilegal de bens públicos e atentado contra a independência de poderes da República.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário