Produção de veículos cai 15,3% em dezembro, mas vendas aumentam 16,9%

Informações foram divulgadas pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea)

Por Da Redação
Ás

Produção de veículos cai 15,3% em dezembro, mas vendas aumentam 16,9%

Foto: Ravena Rosa/Agência Brasil

A produção de veículos no Brasil teve uma queda de 15,3% em dezembro em comparação com novembro, totalizando cerca de 172 mil veículos, entre carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, conforme divulgado nesta quarta-feira (10) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Em contrapartida, as vendas tiveram um salto de 16,9% no mesmo período, atingindo cerca de 249 mil unidades, conforme dados fornecidos pela entidade.

Durante todo o ano de 2023, a produção registrou uma queda de 1,9% em relação a 2022, totalizando 2,325 milhões de unidades. Já as vendas somaram 2,309 milhões de veículos, o que representou um aumento de 9,7% em relação ao ano anterior.

A Anfavea destacou que a média diária de vendas em dezembro, que foi de 12,4 mil unidades, foi o melhor resultado mensal dos últimos quatro anos. Esse desempenho foi impulsionado pelas locadoras, que emplacaram 75 mil veículos, um aumento de 30 mil em relação à média do ano. Além disso, a Anfavea mencionou as promoções dos veículos eletrificados antes da retomada do Imposto de Importação.

O imposto, anteriormente zerado para os veículos elétricos, voltou a ser cobrado a partir de janeiro deste ano após pressões de montadoras instaladas no Brasil sobre o governo federal.

Em relação às exportações de veículos em 2023, estas totalizaram 404 mil unidades, registrando uma queda de 16% em comparação com 2022. O México se tornou o principal destino dos produtos brasileiros, superando a Argentina pela primeira vez na história do setor. O presidente da Anfavea, Marcio Lima Leite, informou que um a cada três veículos exportados pelo Brasil teve o México como destino, durante

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário