Programa de inteligência monitora passos de 360 mil brasileiros, diz revista
Sistema é interligado à câmeras de seguranças instaladas em vias públicas
![Programa de inteligência monitora passos de 360 mil brasileiros, diz revista](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/102644/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=d2df3ff3e865eb44b057d61c0003b67a)
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
O governo Bolsonaro está expandindo um sistema de inteligência para obter informações pessoais de milhões de brasileiros, segundo afirma a publicação dessa sexta-feira (21), da Revista Crusoé. O programa intitulado "Córtex" estaria monitorando atualmente 360 mil alvos, conforme dados Ministério da Justiça e Segurança Pública, obtidos pela revista.
De acordo com a revista, o Córtex foi lançado de forma experimental em 2018 e tem como objetivo interligar câmeras de seguranças instaladas em vias públicas e fazer a leitura automática de placas, para, por exemplo, localizar veículos roubados e criminosos foragidos ou em fuga.
A reportagem ainda aponta que dados de companhias aéreas também são integradas ao sistema. Ou seja, através do programa é possível saber em quais datas e local que alguém viajou.
Ouvidos pela Crusoé, investigadores, que não quiseram ser identificados, defenderam a utilização do sistema para captura de criminosos, mas admitiram que ele permite que informações sobre qualquer pessoa, sem restrições ou justificativas, possam ser pesquisadas.
Em nota enviada à revista, após ser questionado sobre o funcionamento do programa, o Ministério da Justiça respondeu que o Córtex é usado "para cadastro de indicadores de produtividade das ações policiais, operações, modelagem de atividades e ações que permitem o acompanhamento de operações em tempo real".