Programa Grávida de Luz cuida da saúde mental da gestante

Programa visa prevenir a saúde mental e beneficiar emocionalmente o bebê

Por Da Redação
Ás

Programa Grávida de Luz cuida da saúde mental da gestante

Foto: Reprodução

Gerar um filho traz inúmeras mudanças ao corpo à rotina, à família, ao trabalho e à vida social. Nesse universo de novidades, contar com o apoio de profissionais especializados faz toda a diferença para passar por essa fase com harmonia e equilíbrio. 

Pensando nisso, o Núcleo Erika Lins criou o Grávida de Luz. O programa de apoio à gestante visa prevenir a saúde mental e beneficia emocionalmente o bebê, não só na formação congênita, mas na relação psicossomática que se estabelece nessa etapa com a mãe. Carinho, afeto e acolhimento é o que a gestante e o bebê mais precisam nesse momento de formação de laços afetivos que serão levados por toda a vida.

Realizar um programa pré-natal psicoterapêutico, explica a direção do Grávida de Luz, ajuda na diminuição do estresse e da ansiedade, previne/combate a depressão gestacional, melhora a qualidade do sono e o mais importante: harmoniza ainda mais a relação mãe e filho.

O programa começa em qualquer tempo da gestação e pode ir até depois do parto, vai depender da necessidade da futura mamãe. Durante todo o processo a gestante passará por profissionais especializados que realizarão a psicoterapia associada às terapias integrativas do Reiki, Microfisioterapia, da Hipnose Clínica, Aromaterapia e Terapia com Florais.

As sessões serão desenvolvidas uma vez por semana intercalando a psicoterapia com as terapias integrativas, de acordo com a demanda de cada gestante. Também serão realizados encontros em grupo a cada 2 meses com temas relacionados a este contexto.

Reiki

O Reiki é uma terapia segura que pode ser feita durante toda a gravidez. No início ajuda a aliviar o estresse e o desconforto causado por enjoos, insônias e náuseas. Durante a gestação ajuda a diminuir a ansiedade até próximo do parto, deixando a mamãe mais tranquila e segura para ter o seu bebê.  Depois do nascimento, o Reiki ajuda a tranquilizar a mente e absorver melhor as novas sensações e emoções que surgirão com a chegada da criança.  

Microfisioterapia 

O benefícios da Microfisioterapia tem sido bastante eficazes nesse momento tão importante para a futura mamãe, avaliam os especialistas do programa, pois alivia os sintomas do período gestacional como azia, enjoos, insônia e dores. E para o bebê, evitando que traumas vividos pela mãe interfiram no seu desenvolvimento.

A terapia é realizada pelo fisioterapeuta habilitado na técnica, em que, através da palpação no corpo em locais onde há diminuição do ritmo vital, é estimulado com toques superficiais, fazendo com que o mesmo se auto corrija e restaure o equilíbrio do organismo. A terapia pode ser aplicada em qualquer momento da gestação, pois não possui contraindicação.

Hipnose Clínica

A hipnoterapia pode ser utilizada antes da concepção, quando um casal decide gerar um filho. Nesta fase, o hipnoterapeuta pode trabalhar  a ansiedade de engravidar, alguns distúrbios sexuais, impotência e libido.

Durante a gestação, são várias as vantagens do tratamento hipnoterápico durante a gravidez: controle do peso corporal, diminuição das dores corporais, medos, fobias e fantasias, melhora a qualidade do sono e controle de náuseas e vômitos. Essa terapia também ajuda na preparação para o parto e pós-parto.

Aromaterapia e Florais

Os florais e os óleos essenciais ajudam a trazer equilíbrio e bem-estar emocional, permitindo que a futura mamãe possa lidar melhor com o medo, a insegurança e a ansiedade. Ajudam a relaxar, acalmar e melhorar o sono. 

Os resultados dessas práticas, de acordo com especialistas do programa, ajudam as gestantes a manterem a qualidade de vida com equilíbrio entre corpo, mente e espírito, sendo que isso também é sentido pelo bebê que se desenvolverá mais saudável e tranquilo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário