Programa Mãe Salvador entra em vigor a partir de janeiro de 2021
Iniciativa da prefeitura disponibiliza assistência para gestantes em situação de vulnerabilidade
Foto: Agência Brasil
Voltado para a assistência de mulheres em situação de vulnerabilidade, o programa 'Mãe Salvador', da prefeitura, entra em vigor em janeiro de 2021 e irá oferecer assistência integral para as gestantes da capital baiana.
Por meio do programa, as gestantes, principalmente as negras e que vivem em comunidades carentes, terão à disposição a realização de exames de assistência pré-natal, além do encaminhamento para uma Unidade de Saúde de referência na situação de parto e outros serviços. O programa também garante outros benefícios sociais para reduzir as situações de risco que estas mulheres estão expostas.
Além disso, as gestantes cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS) terão oferta de transporte público e gratuito para o acesso às consultas de pré-natal, exames, visita de vinculação e puerpério/recém-nascido.
Um outro benefício é a oferta do kit enxoval básico para o bebê, que será concedido às gestantes beneficiárias do Bolsa Família que tenham realizado o mínimo de sete consultas pré-natal, visita de vinculação com a maternidade de referência e iniciado o pré-natal com idade gestacional inferior ou igual a 20 semanas.