Programa que estimula produção de carros populares recebe aval de Lula, diz Haddad
Segundo o ministro, o pacote vai durar 'em torno de quatro meses'
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O pacote de estímulo à produção de carros populares de até R$ 120 mil recebeu, na quinta-feira (1), o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo informou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
A versão final do programa foi apresentada ao Palácio do Planalto, mas ainda não há data para lançamento. De acordo com Haddad, isso vai depender da agenda do presidente Lula e da superação de entraves burocráticos, como pareceres da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda.
Haddad adiantou apenas que o programa vai durar "em torno de quatro meses" e explicou que a redução temporária de impostos não provocou impacto para os cofres públicos.
“Nós redesenhamos o programa, submetemos ao presidente Lula hoje, ele validou o programa e agora tramita aqui no Ministério do Desenvolvimento [Indústria, Comércio e Serviços/MDIC] e no Ministério da Fazenda pra chegar à Casa Civil, espero que a gente consiga fazer chegar amanhã e aí ele vê o dia de assinar a medida”, disse Haddad.
“Essa é uma questão limitada aos próximos meses para que não haja demissões. Sobretudo há uma preocupação muito grande com o emprego na indústria automobilística e em toda a cadeia [produtiva]. É uma coisa temporária, com valor definido e tempo definido”, explicou o ministro.