• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Projeto Calha Norte vai ampliar em 40% número de municípios atendidos, afirma Defesa
Brasil

Projeto Calha Norte vai ampliar em 40% número de municípios atendidos, afirma Defesa

Ação promove estratégias para desenvolvimento da Amazônia Legal

Por Da Redação
Ás

Projeto Calha Norte vai ampliar em 40% número de municípios atendidos, afirma Defesa

Foto: Reprodução/TV Brasil

O Ministério da Defesa anunciou que o Programa Calha Norte (PCN) deve iniciar as atividades em 2022 com a ampliação de 40% no número de municípios atendidos na comparação com 2021. 

A previsão é que sejam investidos R$ 625,9 milhões na realização de obras de infraestrutura (como escolas, creches, pontes, pavimentação de estradas e implantação de sistema de rede elétrica e iluminação pública) em locais da Amazônia Legal.

Além disso, também serão adquiridos equipamentos, como caminhões, tratores, retroescavadeiras; e feitas melhorias na infraestrutura e na compra de bens em quartéis na área de atuação do projeto. O desenvolvimento regional do PCN fora em áreas de difícil acesso e distantes dos grandes centros urbanos.

“Ao longo de seus 36 anos, o Programa Calha Norte tem mudado a vida de muitas pessoas que moram em pequenas comunidades da Amazônia Legal. Obras e equipamentos foram entregues às populações mais isoladas, principalmente na área de fronteira”, afirmou o Diretor do Programa, General de Divisão R/1 Ubiratan Poty.

Ampliação da cobertura

Os estados do Tocantins e Pará são os principais responsáveis pela ampliação da cobertura, com adição de 91 e 86 cidades, respectivamente. O programa passa a atender 619 cidades neste ano, ante 442 do ano passado. Os municípios ficam nos estados do Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Rondônia, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A previsão é que cerca de 24 milhões de brasileiros sejam beneficiados por meio das ações do Calha Norte.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.