Saúde

Projeto cria calendário ilustrado para lembrar homens de lavar o pênis

Cerca de mil homens têm o membro amputado no Brasil

Por Da Redação
Ás

Projeto cria calendário ilustrado para lembrar homens de lavar o pênis

Foto: Reprodução

Um projeto chamado Lave o Dito-Cujo foi lançado no Instagram com intuito de ser um calendário ilustrado para lembrar  homens de lavar o pênis. De acordo com o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL),  cerca de mil homens têm o pênis amputado no Brasil por complicações causadas por falta de higiene. 

A ação é para conscientizar sobre a importância da higiene na prevenção ao câncer no órgão sexual masculino. Uma das medidas para diminuir as chances de desenvolvimento da doença é fazer uma higiene adequada todos os dias. Esse cuidado evita o acúmulo de secreção alojada na pele que cobre a cabeça do pênis.

A ideia do Instagram é publicar 365 posts até o fim de 2020.

Como lavar o pênis

O especialista Aguinaldo Nardi, urologista e membro do comitê científico do Instituto Lado a Lado pela Vida, explica como realizar a limpeza da região.

1 – Puxe o prepúcio

Segundo Nardi, a limpeza envolve puxar o prepúcio até o aparecimento total da glande. “Passe água com espuma de sabão ou sabonete sobre a superfície da mucosa e/ou pele suavemente, até sair toda a camada de gordura acumulada”, explica o urologista. Segundo ele, a essa gordura, damos o nome de esmegma. Ela é uma secreção branca composta de células descamadas da pele e óleos produzidos por glândulas penianas, e precisa ser retirada completamente para que seja afastado o risco de proliferação de bactérias e fungos no local.

2 – Tome banho depois do ato sexual

A limpeza adequada do pênis depois do ato sexual é importante, pois ajuda a remover resíduos de sêmen e excesso de lubrificante do preservativo. A higiene também serve para retirar o muco da lubrificação natural da mulher junto com resíduo de secreção espermática após a ejaculação, já que ambos são ricos em substâncias que servem como meio de cultura para bactérias e fungos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.