• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Projeto de lei no Senado propõe retorno da identificação de cidade e estado nas placas de veículos
Brasil

Projeto de lei no Senado propõe retorno da identificação de cidade e estado nas placas de veículos

Proposta busca facilitar a identificação geográfica e fiscalização do trânsito

Por Da Redação
Ás

Projeto de lei no Senado propõe retorno da identificação de cidade e estado nas placas de veículos

Foto: Divulgação

Um projeto de lei em análise no Senado propõe o retorno da identificação da cidade e do estado de registro nas placas de veículos. O projeto está sob análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e, se aprovado, seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A proposta prevê que a nova placa seja obrigatória um ano após a publicação da lei, afetando apenas os emplacamentos feitos após esse período. 

O autor do projeto, senador Esperidião Amin (PP/SC), justifica que a retirada do nome do estado e da cidade das placas dificultou a identificação geográfica dos veículos, afetando negativamente a fiscalização do trânsito. A medida visa auxiliar na identificação de veículos irregulares, como os com documentação vencida ou envolvidos em práticas ilegais de transporte de passageiros ou cargas.

O novo modelo de placa padrão Mercosul possui fundo branco, com a cor da fonte identificando o tipo de veículo (preta para carros de passeio, vermelha para comerciais, azul para oficiais, verde para testes, dourada para diplomáticos e prateada para colecionadores). Além disso, o modelo conta com itens de segurança, incluindo um QR code para evitar clonagens e falsificações.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.