Projeto de lei que duplica pena de corrupção durante a pandemia é aprovado

Pena para os crimes de corrupção ativa ou passiva pode chegar a até 24 anos de reclusão

Por Da Redação
Ás

Projeto de lei que duplica pena de corrupção durante a pandemia é aprovado

Foto: Divulgação

O Projeto de Lei 1.485/2020, de autoria da deputada Adriana Ventura (SP), que dobra penas de crimes de corrupção e contra a administração pública, foi aprovado nesta terça-feira (1º), na Câmara dos Deputados. Pena para os crimes de corrupção ativa ou passiva pode chegar a até 24 anos de reclusão.

De acordo com a proposta, terão a pena aplicada em dobro os crimes de corrupção passiva, peculato (apropriar-se de valores), emprego irregular de verbas públicas, prevaricação (deixar de exercer o que lhe é de dever), concussão (exigir vantagem indevida) e corrupção ativa. 

A deputada Adriana Ventura lembra que os repasses e as verbas emergenciais para estados e municípios aumentaram substancialmente por causa da pandemia e, por outro lado, houve afrouxamento das regras para compras e contratos para garantir a celeridade no processo.

"A simplificação de processos licitatórios durante o estado de calamidade pública não pode se tornar um catalisador para os mais diversos delitos de ordem corruptiva contra a administração pública", disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.