• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Projeto de prorrogação da desoneração da folha deve ser votado nesta semana, afirma relatora
Política

Projeto de prorrogação da desoneração da folha deve ser votado nesta semana, afirma relatora

Se aprovado o projeto, a desoneração permanecerá até dezembro de 2027

Por Da Redação
Ás

Projeto de prorrogação da desoneração da folha deve ser votado nesta semana, afirma relatora

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

A deputada Any Ortiz (Cidadania-RS), relatora do projeto que busca prorrogar a desoneração da folha de pagamento para empresas dos 17 principais setores da economia em termos de empregabilidade, declarou que espera que a proposta seja votada na Câmara nesta semana. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também expressou a possibilidade de votar o texto em plenário durante esta semana.

A relatora explicou que o parecer já foi apresentado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, e a intenção é votar na comissão e avançar para a votação no plenário. Além disso, está prevista a votação de um requerimento de urgência no plenário para agilizar o processo e evitar a necessidade de aprovação por outras comissões da Casa.

Any Ortiz enfatizou a importância de votar o projeto o mais breve possível, argumentando que as empresas necessitam de planejamento e previsibilidade para organizar seus orçamentos a longo prazo, garantindo a manutenção de empregos e a competitividade nos setores beneficiados pela desoneração da folha.

A desoneração da folha atualmente permite que empresas substituam a contribuição previdenciária - de 20% sobre os salários dos empregados - por uma alíquota sobre a receita bruta que varia de 1% a 4,5%, sendo aplicável a diversos setores, incluindo indústrias têxtil, de calçados, construção civil e outros.

A medida, cuja validade expira em dezembro deste ano, impactaria em cerca de 9 milhões de empregos em setores cruciais da economia brasileira. O projeto, relatado por Any Ortiz, busca prorrogar a desoneração até dezembro de 2027. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.