• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Projetos contra discriminação em escolas públicas caem para menor nível em uma década

Projetos contra discriminação em escolas públicas caem para menor nível em uma década

Levantamento foi divulgado pela ONG Todos pela Educação

Por Da Redação
Ás

Projetos contra discriminação em escolas públicas caem para menor nível em uma década

Foto: Sumaia Vilela/Agência Brasil

O número de escolas públicas com projetos para combater discriminações como racismo, machisco e homofobia registrou queda no período de 10 anos. Em 2011, 66,7% das instituições de ensino apresentavam ações contra o racismo. No entanto, em 2021, o número caiu para 50,1% das escolas. Os dados foram divulgados na segunda-feira (24), pela ONG Todos pela Educação.

A instituição extraiu as informações dos questionários contextuais do Sistema Nacional de Avaliação Básica (Saeb) destinados a diretores e diretoras escolares, entre 2011 a 2021.

Até o ano de 2015, houve um crescimento, quando atingiram o auge das ações contra o racismo, presente em 75,6% das instituições de ensino. Mas, desde então, os números passaram a cair.

Já as iniciativas de combate ao machismo e à homofobia estavam presentes em 34,75% das escolas em 2011. O cenário é semelhante ao anterior, e o maior número também foi registrado em 2017: 43,7% dos colégios públicos tratavam o tema. Em 2021, projetos contra estas discriminações foram encontradas em apenas 25,5% das escolas do país.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário