Proposta de regulamentação do mercado de carbono chegará ao Congresso em agosto, diz Rodrigo Rollemberg
A expectativa é que a regulamentação seja aprovada antes da COP30
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
De acordo com o secretário de Economia Verde e Descarbonização do Ministério do Desenvolvimento, Rodrigo Rollemberg, a proposta que visa regulamentar o mercado de carbono deve ser encaminhada ao Congresso até o início de agosto. As informações foram fornecidas ao R7.
Conforme o ministro, o objetivo é garantir que a regulamentação seja aprovada antes da Conferência sobre Mudança do Clima (COP)30, que está marcada para novembro de 2025 em Belém (PA). A proposta foi apresentada durante a reunião com a Frente de Recursos Naturais e Energia no Senado, que ocorreu nesta semana.
“O Brasil tem uma oportunidade gigante de se inserir de forma competitiva na economia verde e ser a grande liderança mundial por termos a maior biodiversidade do planeta, grande disponibilidade de biomassa e matriz energética limpa e em expansão”, disse o ministro ao R7.
Entre os pontos da proposta estão a criação de Sistema Brasileiro do Comércio de Emissões, com limite de emissões a partir de 25 mil toneladas de carbono ao ano.